Você sabe o que é uma Doença Tropical Negligenciada?

Doenças Tropicais Negligencias (DTN) são um conjunto de doenças que ocorrem geralmente nos países subdesenvolvidos e são responsáveis por elevada morbidade e mortalidade. Atualmente, existe uma lista de 20 DTNs segunda a Organização Mundial da Saúde (OMS) com aproximadamente 1,6 bilhões de pessoas sendo afetadas por elas, sobretudo as mais pobres e desfavorecidas.

      O Brasil possui em seu território 18 das 20 DTNs listadas pela OMS, sendo algumas delas, Dengue, Doença de Chagas, Leishmaniose, Filariose Linfática (Elefantíase), Hanseníase, Esquistossomose e Ofidismo.

      A OMS estabeleceu a meta de diminuir a incidência em 50% ou até mesmo eliminar as DTNs até 2030, mas o retrospecto desfavorável impõe a necessidade de ações entre as diversas áreas como ciência, saúde, tecnologia, infraestrutura e educação para ser possível ter melhores métodos de diagnósticos, práticas de profilaxias mais eficazes e a conscientização da população para ser possível alcançar o objetivo de erradicar essas doenças e salvar vidas.

Gostou?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp

Escreva seu comentário